Finanças para a vida

Equilíbrio financeiro é fundamental para uma vida melhor! Bem-vindos ao nosso blog, aqui é o lugar que você se sente a vontade para ler, compartilhar e entender sobre finanças na dinâmica do vida do dia-a-dia!


Equilíbrio financeiro é fundamental para uma vida melhor!



Eu sou o Victor Cangussu, e costumeiramente irei escrever no Blog da nossa empresa Discipline-$e com o objetivo de trazer temas de finanças aplicada ao dia-a-dia e saibam que por trás do meu nome existe o papel de toda a equipe Discipline-$e. No nosso site é possível ver um pouco mais sobre cada de um nós.


A ideia de fazer este blog é levar para os leitores a filosofia Discipline-$e de finanças que acreditamos e como ela pode impactar nossas vidas positivamente. Queremos trazer visões do dia-a-dia e tentar fazer deste espaço um lugar agradável, sem "enxurrada" de informações ou de clichês prontos para alcançar o sucesso financeiro. E como a arte de comunicar não é caminho de direção única, nossos canais estão sempre abertos para sugestões de temas, comentários sobre os artigos escritos e novos posts. Vamos lá, sigamos em frente.




Inicialmente quero trazer uma lembrança pessoal para contextualizar um ponto que vejo como central tanto na vida como nos investimentos. Em 2013 visitei o museu de Salvador Dalí na Espanha, embora impressionado com as obras do artista, ainda não sentia ali o poder do tempo como Dalí assim o expressava.


Os anos foram se passando e a dimensão do que é o tempo - o período temporal melhor dizendo, espaço de horas, meses, anos etc - é algo que me consome, percebi que tanto em finanças como na vida é algo que ninguém controla, flui na mesma "velocidade" para todas as pessoas (em sentido físico e não da percepção) e ainda assim não damos conta de que este é o recurso mais precioso que temos, falo isso porque ele direciona minha ideia de Finanças e vocês perceberão isso ao longo dos próximos posts.



Tempo na vida


Vejam que tentar aproveitar o tempo fazendo coisas a todo momento nos consome muito, e nos faz perder o prazer da contemplação das coisas ordinárias. Por outro lado algumas atividades precisam ser feitas e executadas tendo sim premissas de intervalos de tempo, até por questões biológicas, como comer a cada três horas, dormir 8 horas por dia. Com finanças não é diferente, é preciso ter equilíbrio com o tempo e esse é o pilar que passa pelas finanças pessoais, renda, investimentos, despesas e por toda a cadeia.


Outro dia, vi alguns posts colocando o rendimento de alguns ativos em três décadas - que não tinham oscilações e apresentaram ótimos rendimentos, mas sejamos francos, eu com 30 anos não quero focar apenas em ter meu capital com ótimos rendimentos aos 60 anos, quero viver um pouco cada dia e afinal as coisas merecem ser vividas no seu tempo. Isso me fez refletir sobre o jargão usado no mercado financeiro - no longo prazo a estratégia funcionará - e então decidi que o longo prazo deve ser parte da estratégia e não o foco em si, afinal ninguém vive de longo prazo.


Aqui acreditamos na visão holística de finanças como algo entrelaçado a todo uma história de vida de cada indivíduo, é uma filosofia em que buscamos cada um entender seus sonhos e desejos, ajustar o limites e metas ao longo do tempo, equilibrando motivação presente com esperança do futuro.


UMA LONGA jornada PELA FrENTE


Fiquem tranquilos que não vai ter tanta filosofia nos próximos posts, só um pouco. Queremos elucidar que não vamos propor nenhum dogma do que é certo a ser feito com o seu tempo e com sua história de vida.

gif

Vamos compartilhar momentos e tentar propor visões de vida junto com vocês de como encontrar o equilíbrio financeiro perpassando pelos demais pilares da nossa vida social.


Vamos juntos nessa jornada que faremos semanalmente sobre temas de finanças em nossas vidas? Inscreva em nosso mailing e curta nossa pagina no Instagram para acompanhar nossos conteúdos.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo